domingo, 9 de setembro de 2012

Quiz-Quiz Troca - (Semana:10/09 -14/09)

Iniciaremos a aula com o sexto episódio das "Curiosidades Olímpicas", que foi proposto na semama anterior, mas houve um problema com as caixas de som.

Leitura do seguinte texto, extraído do livro "Odisseia Olímpica - Marcos Abrucio", no blog de cada turma.

VOLTA OLÍMPICA

Olímpia, 1875. Arqueólogos alemães escavam a antiga sede dos Jogos. As descobertas inspiram Pierre de Frédy, um educador francês que ficaria famoso como Barão de Coubertin.
Pierre, ou melhor, o Barão sugeriu a volta das Olimpíadas em um congresso em Paris, em 1894. Representantes de doze países gostaram da ideia e criaram o Comitê Olímpico Internacional (COI). Os Jogos seriam dali a dois anos, em Atenas, também na Grécia - mas agora com a participação de todos os países.
Começavam assim os Jogos Olímpicos da Era Moderna. Mas não pense que foi fácil, não. Ninguém sabia como fazer uma Olimpíada...
As provas de natação, por exemplo, foram disputadas em alto mar, na baía de Zea. Coitados dos nadadores: enfrentaram águas geladas e ondas de três metros. Problema também no atletismo: a pista era toda desnivelada.
Foram disputadas 43 provas de nove esportes: atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, natação, tênis, luta, levantamento de peso e tiro. O americano James Connely, vencedor do salto triplo, foi o primeiro a ganhar uma medalha olímpica. Mas não de ouro. Nas três primeiras Olimpíadas, o campeão recebia uma medalha de prata, o segundo, de bronze e o terceiro... bem, o terceiro não ganhava nada.
Pelo menos os organizadores tiveram uma boa ideia: a maratona. A corrida de 40 quilômetros era uma homenagem aos gregos, que criaram os jogos. Para a alegria da torcida, o primeiro vencedor da prova foi um grego: Spiridon Louis. Não se sabe muito sobre ele. Uns dizem que era carteiro; outros que era soldado, pastor de ovelhas, entregador de água... Com certeza, sabe-se apenas que ele não era: atleta. Ele terminou a prova inteirão e ainda teve uma companhia inusitada, seu cachorro esteve ao seu lado durante todo o percurso.
Apesar dos improvisos, todos adoraram a Olimpíada. Os Jogos estavam de volta, com novos heróis. Mas ainda teriam de superar muitos obstáculos.


Atividade: Quiz-Quiz Troca

(Esta é uma estrutura da Aprendizagem Sistêmica que garante a participação de todos os alunos, contribuindo para a interação entre os mesmos.)

Cada aluno receberá um cartão com uma pergunta e reposta sobre o tema.
Durante a música eles deverão andar pela sala.
Quando a música parar, encontrarão outra criança para formarem duplas.
Estabeleceremos que a pessoa que irá começar será a q tiver o cabelo mais longo, ou que for mais alto.
A pessoa "A" pergunta para a pessoa "B", e pode oferecer dicas para que o colega chegue a resposta. Em seguida faz um elogio pela resposta correta ou orienta.
Depois, acontecerá o contrário. Eles deverão trocar o cartão e procurar outro par.
Essas atividades acontecerão simultaneamente, a professora e eu deveremos observar e intervir quando for preciso.





No final da aula, cada dupla deverá fazer um comentário sobre as Olimpíadas no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário