segunda-feira, 27 de agosto de 2012

5ª Aula: Fixando o Conhecimento (27/08 a 31/08)

O tema "Olimpíadas" está sendo trabalhado nas aulas de Educação e Tecnologia, assim como nas aulas dos professores de Educação Física, Inglês e Artes.
O professor de Educação Física está trabalhando com os esportes olímpicos. Também haverá alguns campeonatos interclasses; nesta semana acontecerá o de queimada.
A professora de Inglês está desenvolvendo o vocabulário e falando de alguns países participantes das Olimpíadas.
A professora de artes está propondo a elaboração de mascostes, com materiais recicláveis, por sala.

Em nossas aulas, continuaremos com a pesquisa, ainda com a questão da aula anterior.

Eles deverão acessar o site: http://clickeaprenda.uol.com.br/portal/mostrarConteudo.php?idPagina=17598 e ler o texto:

A Origem das Olimpíadas

A Olimpíada de Pequim está chegando! Logo milhares de atletas de todo o mundo se reunirão para celebrar o maior e mais importante evento esportivo de nosso planeta. Mas você sabia que as Olimpíadas tiveram origem na Grécia antiga? E que, diferente dos dias de hoje, nem todos os povos podiam participar desses eventos? Conheça então a origem das Olimpíadas e veja como ela mudou muitos séculos depois de sua criação.

Ruínas de Olímpia
As Olimpíadas originaram-se a partir do Festival Olímpico, um evento religioso e esportivo celebrado em Olímpia, uma das muitas cidades-estado da Grécia Antiga, criadas para homenagear Zeus e unir todos os povos gregos. A primeira Olimpíada que temos notícia foi realizada em 776 a.C., mas acredita-se que os jogos olímpicos existam há muito mais tempo.

Os Jogos Olímpicos eram muito importantes na Grécia antiga, pois serviam para unir todos os gregos, que viviam separados politicamente em diversas Poleis, ou seja, era um evento Pan-Helênico. Esse evento era tão importante na Grécia antiga, que os gregos, que muitas vezes guerreavam entre si, paravam as guerras que estavam envolvidos para celebrar os jogos olímpicos. Era a chamada “trégua sagrada” que garantia aos atletas e expectadores a segurança necessária para participar ou assistir às diversas modalidades esportivas, ou ainda para homenagear os deuses ou apreciar os diversos artistas que se encontravam em Olímpia para o evento.

Os vencedores das modalidades esportivas eram recebidos como verdadeiros heróis em suas cidades natais. Estátuas eram erguidas em suas homenagens, poetas declamavam suas façanhas, ou até mesmo, o governo local lhes garantia o sustento pelo resto de suas vidas. Podemos ver por esses exemplos que na Grécia Antiga as Olimpíadas eram muito importantes.

Se nos dias atuais todas as nações do planeta podem participar das Olimpíadas, na Grécia antiga isso era bastante diferente. Somente gregos tinha o direito de disputar as diversas modalidades esportivas presentes nos jogos. Mas o que define um grego? Grego, na Grécia Antiga, era todo o falante da língua grega, e adepto da cultura e religião gregas. Deste modo, atenienses, espartanos, tebanos, e muitos outros habitantes das diversas poleis gregas poderiam participar. Bárbaros estavam foram dos Jogos Olímpicos!

Vaso grego
retrando a prática de esportes
Mas nas Olimpíadas da antiguidade, não eram somente os bárbaros que estavam proibidos de participar do evento. Mulheres e escravos também não eram aceitos nas competições. Para as mulheres havia uma outra competição, destinada somente a elas, os Jogos Heranos – em homenagem à deusa Hera. No entanto, os jogos femininos não tinham o mesmo prestígio e repercussão que os masculinos. As Olimpíadas também eram destinadas somente a homens livres, o que excluía a participação de escravos nas competições.


As modalidades esportivas dos Jogos Olímpicos da Antiguidade também eram bastante diferentes das modalidades que compõem a Olimpíada Moderna. Os gregos disputavam nesse evento a corrida, o pentatlo , o salto em distância, o arremesso de disco, o arremesso de dardo, a luta livre, o boxe, o pancrácio, a corrida de cavalos e a corrida de bigas.

Os Jogos Olímpicos foram extintos no ano de 393 pelo Imperador romano Teodósio que, convertido ao cristianismo, proibiu-os alegando ser uma manifestação pagã. Somente em 1896 os Jogos Olímpicos foram revividos, pelo Barão de Coubertin, como forma de união entre os diversos povos do planeta.

Atividade:

Em duplas, as crianças responderão um questionário sobre a leitura. Realizaremos a correção coletiva, com registro no Blog da sala.

Vídeo: Curiosidades Olímpicas - O Desfile da Abertura



No final da aula, as crianças terão alguns minutinhos livres.

Postarei fotos da queimada, cada sala representará um país e eles estão super empolgados com os jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário